ASSUM PRETO


MAVUTSINIM, MIGUEL E O LEÃO

      

       

No alto Xingu, os índios contam que Mavutsinim vivia só e triste, pois era único no mundo. Então pegou uma concha numa lagoa, e dela criou a primeira mulher. Com ela, Mavutsinim teve um filho – o primeiro homem. Um dia, Mavutsinim pegou a criança, desapareceu pela mata, e nunca mais voltou. A mãe, muito triste, voltou para a lagoa e se transformou novamente numa concha, de onde nunca mais saiu. Do filho de Mavutsinim nasceram todos os homens.

 

Eu estava vivendo nas margens do  Rio São Francisco, alto sertão da Bahia, quando soube que um leão do circo Vostok, no Recife, matou acidentalmente José Miguel, um garoto de 8 anos. Corria o ano de 2000, e eu passei uma semana sem dormir direito.

 

Meses depois, chegou na região o Circo Pindorama, composto inteiramente por uma família de anões, todos pornográficos, mas extremamente gentis. O chefe deles me contou, no meio de uma longa conversa, que a morte de José Miguel quase acabara com a reputação do circo no Brasil.

 

De noite, na fazenda, eu olhava o céu estrelado, as zelações riscando o infinito, admirando aquela grandiosa arquitetura de Mavutsinim. Do mistério que faz germinar uma semente na terra irrigada, ao perfeito sistema de navegação das aves de arribação que cruzam o oceano. 

 

Então, a minha pouca fé peregrina atravessava a noite perguntando por que, quem na Bíblia fechou a boca dos leões para Daniel, não fêz igual diante do menino no Circo. Por que Mavutsinim não se compadece com o pranto das mães que se transformam em conchas, e voltam para viver em lagos de pranto.

 

 

                                                                 (Para minha irmã Solange, com saudade.)

 

 

 ( PIETA - Paula Rego)

 

 



Escrito por Luis Manoel Siqueira às 22h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil


BRASIL, Homem, Escritor



Histórico


Outros sites
 SOBRE O AUTOR
 LUIS MANOEL SIQUEIRA (JORNAL DE POESIA)
 TODAS AS JANELAS DO MUNDO
 ALGUNS TRABALHOS PUBLICADOS (Livre Download)